Bolinha – Édson Cury – Um grande apresentador consagrado na história da TV brasileira

Bolinha  –  Édson Cury  – Um grande apresentador consagrado na  história  da TV brasileira

Bolinha  –  Édson Cury  – Um grande apresentador consagrado na  história  da TV brasileira

Video gravado um ano antes da morte do Bolinha  – no programa de Jô Soares em 1997

Jucelino Luz homenageia o saudoso apresentador Edson Bolinha Cury e relembra momentos do programa Clube do Bolinha, sucesso da TV nos anos 80 e 90. Um sírio e ítalo-brasileiro, Édson mudou-se ainda cedo com a sua família para a cidade de Araçatuba. Édson iniciou a carreira como locutor esportivo após ter feito bicos como feirante, engraxate e balconista.

Bolinha

bolinha(77)_

Édson Cury ganhou fama sob o apelido de Bolinha, o rei do auditório que caiu por acidente nessa profissão e se consagrou na história da TV brasileira.

Iniciou sua trajetória na televisão como comentarista esportivo, mas em 1967 foi chamado às pressas para substituir Chacrinha na TV Excelsior. Ele não somente deu continuidade ao programa como elevou o Ibope.

Sua fama se deu entre 1974 e 1994, período em que apresentou o ‘Clube do Bolinha’ na Band, com o qual registrava altos índices de audiência e liderava a disputa contra a concorrência.  E lá na TV  Bandeirantes , que acabei o conhecendo ,fazia muitas orientações espirituais para artistas , Bolinha  era uma pessoa muito  eclética , disse  Jucelino Luz

bolinha(4)

Uma das marcas registradas de seu programa era o quadro ‘Eles e Elas’, no qual transformistas e travestis faziam seus shows de dublagem.

O programa

ft_imagem_31952_7445_13052013

Muitos talentos musicais foram revelados no Clube do Bolinha, que foi um programa de auditório exibido pela TV Bandeirantes de 1974 a 1994. O show era apresentado por Édson Cury, o Bolinha,..

Além da postura irreverente de Bolinha, com suas roupas extravagantes, o programa ficou conhecido pelo charme das Boletes, as dançarinas que animavam o palco. Entre elas, as mais conhecidas eram Zulu, a bolete que nunca sorria, e Loraina, destaque na última abertura do programa.

 

Um pouco da História  e conquistas de Édson Cury  -Bolina

 EdsonCury2

Na TV Excelsior, Édson começou como o responsável pelos flashes esportivos do programa Últimas Notícias. A estreia como apresentador de programa de auditório ocorreu quase por acaso, em janeiro de 1967: convocado a substituir o apresentador Abelardo Barbosa, que havia se desentendido com os diretores da emissora, Édson não apenas levou o programa adiante como também aumentou a sua audiência. Revelou muitos talentos tais como Eneida Laís, Margareth, Ítalo Ayala e Jarbas Piccioli – todos cantores de altíssimo padrão .

Clube do Bolinha

Édson veio a tornar-se célebre como o apresentador do programa Clube do Bolinha, o qual ficou no ar durante 20 anos na TV Bandeirantes entre 1974 e 1994[1] e o qual alcançou 8 pontos de audiência – então, um dos programas-líderes da emissora em audiência.

Edson Cury - O Clube do Bolinha-0

Uma das atrações do Clube era o quadro Eles e Elas, no qual transformistas e travestis apresentavam-se . Os mais variados artistas tais como Alan & Aladim,  Leandro & Leonardo e Arnaldo Antunes voltaram ao programa após já famosos para agradecer ao programa bem como ao próprio Édson o apoio no início de suas carreiras.

A maior marca do Clube era o elenco de bailarinas, conhecidas carinhosamente como “boletes”. O elenco de “boletes” era composto também por certas ex  –  chacretes. e que se transformaram   em   “boletes”:

Curiosidade  -pessoal

Um fato dos mais marcantes em toda a trajetória do apresentador – fato o qual ele mesmo sempre ressaltava em pessoa – foi sobre o cantor Paulo Sérgio. No dia27 de julho de 1980, Paulo Sérgio fez no Clube aquela que seria a sua última apresentação na televisão. Horas após deixar os estúdios da TV Bandeirantes em São Paulo, o cantor sofreria um derrame cerebral e viria a falecer no dia 29 de julho.

Falecimento

Anúncio da morte de Bolina em 1º  de julho de 1998 

Édson veio a falecer às 2h30 de 1º de julho de 1998, aos 61 anos – apenas 15 dias antes de completar o 62º aniversário –, vitimado por um câncer no aparelho digestivo . Estava internado no Hospital 9 de Julho para tratamento da doença que havia sido descoberta três anos antes de sua morte. Nos seis meses antes de Édson falecer, a doença havia se agravado.

Édson está sepultado no Cemitério do Paquetá, em Santos, a sua cidade natal.

Em 2011, Vitória, filha de Édson, começou a reunir documentações e conteúdo diversos pela criação do Instituto Édson Bolinha Cabariti.

Em 2013, o radialista e jornalista Edson Xavier – o Ligeirinho do rádio – lançou o programa Clube do Bolinha na rádio Integração FM, a 1ª e única rádio comunitária oficial localizada no distrito paulistano de São Miguel Paulista.

Na minha opinião, o Brasil  deveria  preservar  mais e homenagear  sempre  toda classe artística brasileira , no sentido de valorização  e da preservação cultural , finaliza  Jucelino Luz

Mario Ronco  Filho  –  jornalista  ( repórter  )

( imagens retiradas do sistema de pesquisa Pública do Google )

One comment on “Bolinha – Édson Cury – Um grande apresentador consagrado na história da TV brasileira
  1. Lucio Silva disse:

    Muito obrigado por tudo, isso me ajudou demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *