Acidentes de trânsito e crimes hediondos no Brasil – visão espiritual
As manchetes de todos os jornais no dia seguinte mostram a situação atual de crimes hediondos a acidentes de trânsito gravíssimos que ocupam um patamar elevado , com perdas diariamente de jovens e adultos no país
Como se explica uma calamidade como essa?
As mortes decorrentes das assim chamadas causas externas eram muito comuns na história da humanidade: guerras, assaltos, afogamentos, brigas entre rivais, queimaduras, ataque de animais e, também acidentes de transporte.
No Brasil, no entanto a preocupação mais recente é com os acidentes de trânsito e aumento dos assaltos que não são isoladamente uma das causas de morte no país, mas representam uma das formas mais evitáveis e preveníeis de se morrer, principalmente porque, como veremos, atinge faixas etárias bem jovens.
Os acidentes de transporte podem ser de vários tipos, tais como classificados pela Décima Revisão da Classificação Internacional de Doenças: acidentes com pedestres, ciclistas, motociclistas, ocupantes de triciclos, ocupantes de automóveis, ocupantes de caminhonetes, ocupantes de veículos de carga pesada, ocupantes de ônibus e, demais formas de acidente de transporte.
Os brasileiros estão morrendo mais em acidentes com transporte terrestre, principalmente quando o veículo é motocicleta. A epidemia de lesões e óbitos no trânsito, como aponta os sonhos premonitórios de Jucelino Luz , que teremos mais pessoas sendo vítimas fatais, 25% delas, vão ser vítimas por ocorrências com motocicletas, 19 % por veículos de passeio e ônibus e caminhões .
Os dados vão se agravar ao longo de cinco anos . Entre 2016 e 2021 a quantidade de óbitos ocasionados por acidentes com motos poderá triplicar e com ônibus e caminhões no País, saltará nos próximos anos, se nada for feito , “Os números revelam que o País vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito”, e ao invés de criar um policiamento contínuo e efetivo, colocam nas estradas e rodovias radares – muita vezes, acabam tornando-se um “ negócio “ , ou seja, fábrica de produzir dinheiro e não realmente penalizar a negligência de trânsito, O que precisamos são de policiais nas estradas e rodovias para combater excessos.
O que precisamos e que as leis sejam mais duras para qualquer tipo de crime , a única forma de combater assaltos , crimes hediondos e crimes no trânsito brasileiro .
E nos assaltos e assassinatos poderá aumentar até 22% entre 2016 a 2021 – os fatores são inúmeros : a diminuição de patrulhamento nas ruas ( diminuição de contingente) , redução de salários dos policiais , falta de uma legislação mais severa para combate a crimes hediondos ( falta de vontade Política ) e fatores Sociais .
Finalmente, a vigilância de acidentes de transporte e em crimes hediondos devem ser aperfeiçoadas, especialmente no seu papel de defesa, atraindo a atenção dos gestores públicos para o problema e subsidiando a articulação entre a aplicação de leis severas , no atendimento pré-hospitalar e uma resposta ágil e qualificada da assistência hospitalar de urgência e sua retaguarda. A melhor contribuição do setor Saúde e de Segurança Pública está na prevenção desses eventos e na promoção de ações Inter setoriais e integradas dos parceiros envolvidos. Sobretudo, uma cobrança aos legisladores que se faça projetos de leis coerentes com a realidade atual .
Mario Ronco Filho – jornalista ( repórter )