Acidentes de trânsito e crimes hediondos no Brasil

Acidentes  de trânsito  e   crimes  hediondos no Brasil –  visão espiritual

As manchetes de todos os jornais no dia seguinte  mostram a situação atual   de crimes  hediondos  a acidentes de trânsito  gravíssimos  que ocupam   um patamar  elevado  , com perdas diariamente  de jovens  e adultos  no país

Como se explica uma calamidade como essa?

acidentes (4)

As mortes decorrentes das assim chamadas  causas externas  eram muito comuns na história da humanidade: guerras, assaltos, afogamentos, brigas entre rivais, queimaduras, ataque de animais e, também acidentes de transporte.

Ministro do Transporte(1 )

No Brasil, no entanto a preocupação mais recente é com os acidentes de trânsito  e  aumento  dos assaltos que não são isoladamente  uma das   causas  de morte no país, mas representam uma das formas mais evitáveis e preveníeis de se morrer, principalmente porque, como veremos, atinge faixas etárias bem jovens.

Ministro do Transporte(2)

Os acidentes de transporte podem ser de vários tipos, tais como classificados pela Décima Revisão da Classificação Internacional de Doenças: acidentes com pedestres, ciclistas, motociclistas, ocupantes de triciclos, ocupantes de automóveis, ocupantes de caminhonetes, ocupantes de veículos de carga pesada, ocupantes de ônibus e, demais formas de acidente de transporte.

Prefeitura de Guarulhos ( 1 )

Os brasileiros estão morrendo mais em acidentes com transporte terrestre, principalmente quando o veículo é motocicleta. A epidemia de lesões e óbitos no trânsito, como aponta os sonhos premonitórios de Jucelino Luz , que teremos mais   pessoas sendo vítimas fatais,  25% delas,  vão  ser  vítimas por ocorrências com motocicletas, 19 %  por veículos  de passeio  e  ônibus  e caminhões .

Prefeitura de Guarulhos (2)

Os dados vão  se agravar  ao longo de cinco anos . Entre 2016  e 2021 a quantidade de óbitos ocasionados por acidentes com motos poderá triplicar   e  com ônibus  e caminhões  no País, saltará  nos próximos anos, se nada for feito , “Os números revelam que o País vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito”, e  ao invés  de criar  um policiamento contínuo  e efetivo, colocam  nas estradas e rodovias radares  – muita vezes,  acabam tornando-se  um   “ negócio “  , ou seja, fábrica de produzir dinheiro  e não realmente  penalizar  a negligência de trânsito,  O que precisamos são de policiais nas estradas e rodovias  para combater excessos.

acidentes

O  que precisamos  e que as leis  sejam mais duras para qualquer tipo de crime  , a única forma de combater assaltos , crimes hediondos  e  crimes no trânsito brasileiro .

E  nos assaltos  e  assassinatos poderá aumentar até 22%  entre 2016  a  2021 – os fatores são inúmeros :  a diminuição de patrulhamento nas ruas ( diminuição de contingente) , redução de salários  dos policiais , falta de uma legislação mais severa para combate  a crimes hediondos ( falta de vontade Política )  e  fatores Sociais .

assalto

Finalmente, a vigilância de acidentes de transporte e em crimes hediondos  devem  ser aperfeiçoadas, especialmente no seu papel de defesa, atraindo a atenção dos gestores públicos para o problema e subsidiando a articulação entre a aplicação de leis  severas , no  atendimento pré-hospitalar e uma resposta ágil e qualificada da assistência hospitalar de urgência e sua retaguarda. A melhor contribuição do setor Saúde  e de Segurança Pública  está na prevenção desses eventos e na promoção de ações Inter setoriais e integradas dos parceiros envolvidos. Sobretudo, uma cobrança  aos legisladores que se faça  projetos de leis coerentes com a realidade  atual .

Mario Ronco  Filho  – jornalista (  repórter )

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *