Papa Francisco envia carta para Jucelino Luz ( 2016 )

Papa Francisco envia carta para Jucelino Luz ( 2016 )

Francisco (em latim  Franciscus; Buenos Aires  ), nascido como Jorge Mario Bergoglio, é o 266.º Papa   da  Igreja Católica  e atual Chefe de estado  do Vaticano  , sucedendo o Papa Bento  XVI    que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013.

papa(9)

É o primeiro papa nascido no continente americano e também o primeiro latino-americano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro papa a utilizar o nome de Francisco, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1200 anos  e também o primeiro papa jesuíta da história. Tornou-se Arcebispo de Buenos Aires   em 28 de fevereiro de 1998  e foi elevado ao cardinalato em 21 de fevereiro de 2001 – véspera da festa da Cátedra   de São Padro   – , com o título de Cardeal –presbítero   de São Roberto Belarmino .  Foi eleito papa   em 13 de março de 2013.

papa(1)

 

Encontro histórico com o Papa Emérito

papa(2)

No dia 23 de março de 2013 o papa Francisco, após um breve voo de helicóptero, chegou ao Palácio Pontifício de Castel  Gandolfo  , residência de verão dos papas, para um encontro com seu antecessor, o  Papa emérito Bento XVI  O encontro entrou para a história por ter sido o primeiro entre dois papas em, pelo menos, 600 anos. Após uma reunião de aproximadamente 45 minutos, os dois almoçaram e o Papa Francisco voltou ao Vaticano.

papa(3)

 

 

Nesse mesmo tempo, Jucelino Luz , foi convidado e  esteve em Roma  entre 2014  e  2015  ,pedindo apoio  para a preservação ambiental   e o combate a pobreza   com encontros  e  de lá também enviou cartas . E dessas , entregues  pessoalmente, mensagens  e  outras via carta . E não pode perder também a canalização do  saudoso Papa João Paulo II

papa(4)

 

Papa Francisco  envia  carta para o Professor Jucelino  Nobrega da Luz  

papa(5)

Na carta, Francisco manda diz  que viu com apreço os conteúdos das missivas, fala de sua estima e gratidão , e expressa sobre os bons frutos  espirituais de seu Ministério da  Igreja Universal , se esforce para evitar calamidade humana  e ambiental  e lembra que interesses têm se sobrepostos à proteção ambiental. É preciso perseguir, com coragem e determinação, a busca por uma solução mundial para a proteção ambiental, disse o papa, na carta. Francisco pede que rezem por ele  e eleva as benções para Jucelino Luz  e toda sua família.

papa(6)

Jucelino Luz  teve também uma amizade muito boa com o Papa João Paulo II

papa(16)

Ele  Começou   a amizade com João Paulo II ,  quando Jucelino Luz  havia enviado uma  segunda carta a ele  em 1988, falando sobre  a possibilidade  dele ter essa doença ,então,   para surpresa, em 1990  foi diagnosticado com mal de Parkinson passou a ficar cada vez mais isolado no Vaticano.  Um dia contou   a Jucelino Luz  , também da grande amizade que tinha com  a polonesa Anna-Teresa Tymieniecka , e a  visitava com frequência,  mandava-lhe  flores e fotos de sua casa em Pomfret.

papa(8)

Disse-lhe  na época que tinha também outras amizades  lá   sendo que seu coração batia forte quando recordava de sua juventude  e de pessoas de seu convívio .

papa(11)

Segundo ele,  Teresa era uma das amizades  que mais respeitava  entre outras

Jucelino Luz escreveu para ele também sobre um possível atentado , o fato se concretizou  e também sobre sua  partida em 2005 .

E quando   Jucelino Luz  compareceu  na canalização do Papa em Roma ,Itália  a convite  de amigos ; foi para ele  uma grande satisfação  em poder presenciar uma pessoa boníssima  ser  consagrado pela Santa Igreja .

papa(12)

Mesmo recebendo milhares de cartas por dia Papa Francisco fez questão de responder para Jucelino Luz

O Papa Francisco recebe tanta correspondência que o pequeno escritório que cuida das cartas está lotado e fazendo hora extra.

“A maioria é pedido de conforto e orações”,

O setor recebe  em torno de  30 sacos, ou cerca de 6  a 7  mil cartas por semana, o que perfaz um total anual de mais 350 mil cartas.

papa(15)

As cartas mais urgentes e pessoais são repassadas aos dois padres-secretários particulares do papa para que ele as receba. “São aquelas um pouco mais delicadas, que têm a ver com questões de consciência”

Cartas sobre dificuldades econômicas são enviadas às entidades católicas de caridade para que decidam como as pessoas podem ser ajudadas.

É uma  pessoa humilde , carismático, bondoso  e  precisa  de muita oração  e a fé dos fiéis .

 

Mario Ronco Filho –Jornalista

 

 

 

 

 

2 comments on “Papa Francisco envia carta para Jucelino Luz ( 2016 )
  1. Dalva Cannone disse:

    Que vc professor, continue tendo essas premonições pois com elas o senhor pode fazer com que muitos sofrimentos podem ser evitados. Bastando a pessoa acreditar.
    Que Deus o ilumine e o proteja juntamente com a sua família. Pois sei o quanto é difícil para o senhor repassar essas mensagens. Mas o senhor foi escolhido para ter esse DOM, isso faz parte da sua missão aqui na terra. Deus lhe abençoe!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *