Yoko Ono (オノ・ヨーコ(小野 洋子)- atualizado

Yoko Ono (オノ・ヨーコ(小野 洋子)- atualizado

Yoko Ono (オノ・ヨーコ(小野 洋子), Ono Yōko, Tóquio , 18 de fevereiro de 1933 ) é uma compositora, cantora  e artista plástica vanguardista  japonesa, viúva de John Lennon  e mãe de Kyoko Chan Cox e Sean Lennon. Atualmente vive em Nova Iorque. Suas obras, tanto musicais quanto plásticas e conceituais, são caracterizadas pela provocação, introspecção e pacifismo

yoko(5)

Nascida numa família rica, Yoko Ono teve oportunidade durante a infância de estudar em Gakushin, uma das mais exclusivas escolas do  Japão Durante este período estudou também piano clássico e canto.

Durante a  Segunda Guerra Mundial  deslocou-se frequentemente entre cidades do Japão e  Estados Unidos até 1952, quando se mudou definitivamente para  Nova Iorque A partir de então frequentou a faculdade de música Sarah Lawrence, onde conheceu importantes músicos de vanguarda, que posteriormente seriam inspiração para o surgimento do grupo Fluxus, entre eles John Cage.  .

Carta que Jucelino Luz  enviou  em Fevereiro de 2016

yoko ono(2)

Em 1956 casa-se, contra a vontade de seus pais, com Toshi Ichiyanagi  i e com ele divide um loft   em  Manhattan, o qual, pouco tempo depois, tornar-se-ia laboratório para as performances de Yoko e as experiências sonoras de John Cage.

Rejeitando o auxílio financeiro da família, começa a lecionar arte japonesa   e música em escolas públicas.

yoko

Com a repercussão de suas obras, Yoko é convidada em  1966  a realizar uma exposição individual. Nesta exposição, foi exposta a obra Ceiling Painting, uma instalação na qual uma escada conduz o observador até um vidro no teto, onde há uma lupa presa para que se leia a pequena inscrição “Yes!”. O músico John Lennon , então membro da banda             The Beatles estava presente à exposição, e seu encantamento com a obra despertou interesse pela produção artística de Ono.

Lennon financiou então sua próxima instalação, Half-A-Room, uma peça intimista e melancólica: um quarto de casal completamente branco, com a mobília, também branca, cortada ao meio. Ono comenta que a inspiração para a instalação ocorreu quando acordou certo dia e notou que Anthony Cox, seu ex-marido, não estava lá, não havia voltado na noite passada, deixando uma sensação de “estar pela metade”.

A partir do fim da década de 1960, Yoko Ono e John Lennon começam a produzir composições de vanguarda  , sem estrutura musical tradicional. Lennon se separa de sua primeira esposa, casa-se com Yoko em 20 de Março de 1969 . . Em 9 de outubro de 1975 , nasce o filho do casal, Sean .  Jucelino Luz  escreve uma carta para John Lennon .

yoko(7)

A partir do fim da década de 1980, Yoko retorna às artes plásticas.

No começo da década de 90 foi lançada ONOBOX, caixa de seis CDs, reunindo toda a sua obra realizada até então. A caixa foi aclamada pela crítica, e as novas gerações começaram então a assimilar o pioneirismo de seu trabalho.

Animada com a receptividade calorosa para ONOBOX, Yoko juntou-se à banda IMA, do filho Sean Lennon, para a gravação do disco Rising, também elogiado pela crítica e que rendeu uma turnê pela América do Norte e Europa, além de um CD de remixes com nomes como Tricky  Thurston Moore  e Perry Farrel .

yoko(6)

Em 2001 foi realizada a exposição retrospectiva de quarenta anos YES YOKO ONO. Naquele ano foi lançado também o CD Blueprint for a Sunrise, com trabalhos inéditos.

Mario Ronco Filho -Jornalista

 

www.jucelinoluz.com

www.jucelinodaluz.com.br

 

 

 

 

6 comments on “Yoko Ono (オノ・ヨーコ(小野 洋子)- atualizado
  1. Zélia de Fátima Ferreira disse:

    Com todo respeito que tenho por voc. Pergunta. porque voc não faz previsão pra classe média ou baixa ? Por favor faz a minha.

  2. B Coimbra disse:

    Adorei poder ler a carta. Obrigada!

  3. Carmen Suzana Dexheimer disse:

    Porquê só vemos premonições de alertas de acontecimentos a celebridades e nunca a uma pessoa física comum? Como acontece esta seleção?
    Admiro seu trabalho. Ab.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *