Criar e propagar boatos , informações falsas são crimes ?

Criar  e propagar  boatos , informações falsas são crimes ?

Criar  e propagar  boatos , informações falsas são crimes ?

Eu  sou vítima desse tipo  de informação falsa  por pessoas litigantes de má fé .

A coisa mais difícil  no Brasil, é conseguir direito de resposta  ou retirar esses vídeos  falsos , imagens  – pois  quem permite a hospedagem , finge  e ignora os requerimentos ( ou notificações ) e quando vai para a Justiça  pior ainda …quase sempre rasgam a Constituição  e  seus direitos legais .( falo como vítima )

    Muito cuidado !

As notícias falsas são apontadas como um dos principais desafios das  vítimas . E o combate a essas notícias se tornou prioridade  , mas no Brasil  recorrer à quem ?

Tudo agora para  parte da Justiça brasileira , virou  “ Liberdade de expressão e pensamento …”

O cidadão  de bem  não pretende assistir passivamente o cometimento desses ilícitos.  E é embora  aqui no Brasil  seja muito difícil  conseguir  o direito de resposta  – temos  que  ir atrás dessa ferramenta . A todos aqueles que pretendem usar as fake news para obtenção de um resultado  ilícito, que coloquem suas barbas de molho.”

Porem entidades que defendem a liberdade de expressão temem que a ideia de combate às fake news acabe dando espaço para a censura, o quem também consideram um risco para a democracia.

Aqui  no Brasil , é uma outra coisa  que tentam  sempre mascarar  e  confundir  – principalmente  a grande mídia marrom  –  “ Censura  com liberdade de Imprensa “

Acho  que  deveria se  tornar crime a criação e disseminação de notícias falsas. Tramita no Senado o projeto de lei 473/2017, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que prevê prisão de seis meses a três anos e multa para quem divulga notícia que sabe ser falsa e que possa distorcer, alterar ou corromper a verdade.

Como funciona a pena atualmente:

 

“Em outras palavras, não é crime criar boatos”, diz. Ele aponta, entretanto, que a criação e disseminação de boatos ou notícias falsas pode ser enquadrada atualmente como crime contra a honra.

 

“A criação e disseminação de boatos pode configurar um dos crimes contra a honra, quais sejam, calúnia, injúria ou difamação. Isso dependerá do conteúdo do boato e sempre da avaliação do juiz. Nesse sentido, vale notar que há boatos inofensivos, que podem não se configurar como crimes (por exemplo, espalhar que uma celebridade está namorando uma pessoa, saindo com alguém ,  etc).”

No Código Penal brasileiro, essas implicações legais ligadas a boatos se enquadram nos chamados crimes de honra:

Calúnia: Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime. Pena: detenção de seis meses a dois anos e multa.

Difamação: Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação. Pena: detenção de três meses a um ano e multa.

Injúria: Injuriar alguém, ofendendo lhe a dignidade ou o decoro. Pena: detenção de um a seis meses e multa.

Os três crimes têm penas semelhantes, mas toda detenção menor que 4 anos é convertida em cesta básica e outros serviços.

Como identificar uma notícia falsa:

1 – Você conhece o site da notícia?

Aqui vou citar  um  deles  que gosta  às vezes, de espalhar  notícias  não existentes  – por exemplo  : Usaram meu nome disfarçadamente com fotos , para falar  que  eu  fiz uma previsão  – ou seja , mudaram o conteúdo  para espalhar o ódio

Essa  é uma das notícias falsas sobre minha  pessoa do Canal  Lukas  News  – pois jamais falei com esse youtuber , nunca disse que o  Brasil  ganharia  de  3 X  2   contra o México  .

fake news 1

Acompanhe  a informação falsa abaixo :

https://www.youtube.com/watch?v=m5pQzT2nTKM

É  só  pedir para esse Canal do Youtube  o nome desse veículo  de comunicação que ele cita lá ?

Veja  que após  nossa  divulgação  o vídeo  acima  foi mudado  a foto   – veja abaixo como estava antes no link  abaixo e um  dos vídeos  foi  excluído  :

aqui  está o Original abaixo  , antes de ser mudado :

 

Mas  o dono desse canal do youtube, faz vendas lá  , e fatura com a mentira … Vendendo notícia  falsa  e as pessoas  caem  na armadilha em acreditar  sem consultar a fonte .

fake news 2

Veja  que ele posta um novo vídeo , falando por mim, dizendo que reconheço o erro ?

https://www.youtube.com/watch?v=m5pQzT2nTKM

https://www.youtube.com/watch?v=bu-GpIGorzE

 

Falsa  informação acima – e observe que acabou de enganar  dezenas de pessoas que acreditam no  que  fala ! ?

Deixamos aqui claro também  , que nada temos contra Canal Lukas News – entretanto, temos o dever  de colocar  a verdade  e respeitamos todos nossos seguidores ( internautas )

E veja  que  tem  dezenas de comentários desairosos crucificando minha pessoa  –  olha só como as pessoas acreditam em tudo – sem mesmo consultar  a fonte?

falsa

As  ofensas também foram retiradas depois da divulgação dessa notícia . E agradecemos , pois, nada que foi  dito pertencia a nosso trabalho .

Até  da Anitta inventaram que eu  havia falado que ela iria morrer ?  Nunca falei isso  –  e um Canal  divulgou essa falsa informação  e sabe , que até ela acreditou nisso na época ?  um absurdo .

https://www.youtube.com/watch?v=5omhiTV-1NM

Até  ela acreditou nisso ?

Você conhece o site? Sabe que tem uma equipe responsável por ele? Se não conseguir encontrar nenhuma informação sobre o autor ou nenhuma seção que explique o que é o site, é melhor ficar atento.

2 – Dá pra saber de quando é a notícia?

Geralmente, notícias falsas não indicam quando o fato narrado aconteceu – se nesta semana, se neste ano, se há dez anos. Por isso, é muito fácil que boatos antigos voltem a circular nas redes de tempos em tempos. Como não há indicação de tempo, aquela “notícia” pode sempre ser atual. Por isso, veja se a notícia é datada de alguma forma. Caso o texto tenha uma data de publicação, busque por ela – pode ser que aquele link seja antigo.  Eu já fui vítimas várias vezes de notícias falsas, uma das maiores delas foi  em 2007  – quando um programa da Grande Mídia Marrom, editou , uniu gravações e fotos – forjando  toda a filmagem  – convidando ( pessoas que já trabalhavam pra eles )  para falar  de algumas cartas –  ou seja, induzindo as pessoas ao erro  com notícias mentirosas  e falsas  –  e usando convidados para defender Político sujo  e desonesto , pra isso, necessitavam apontar defeitos nas minhas missivas – ou seja, inexistentes  na visão legal  . ( naquela época amigão deles porque eram favorecidos  em  vários negócios ilícitos  –  veja  como o crime é  notório no Brasil  –  depois de passar mais  de 11 anos – agora essa mesma Emissora de Televisão, é contra esse Político  cujo  foi amigão na época .   estranho né ?

3d rendering of fake news text

Tudo o que compartilhamos, damos like e clicamos é um ato publico de fazer mídia. Só recebe atenção, aquilo que damos atenção. Por isso é alarmante a grande quantidade de notícias falsas e boatos que se espalham pela internet. Muitas com potencial de causar danos irreparáveis.

3 – A notícia é assinada? Por quem?

Segundo especialistas, a maioria das notícias falsas compartilhadas nas redes sociais não tem um autor identificado – principalmente quando são apenas textos repassados por Whatsapp e não estão hospedados em sites.

5 – A notícia é “bombástica”?

 

Aqui entra a questão de bom senso: se uma notícia parecer, à primeira vista, “inacreditável”, talvez seja justamente porque ela não existe. Segundo especialistas, em geral, quem tenta enganar os leitores escolhe exagerar ou inventar eventos absurdos para mexer com a emoção do público, principalmente quando as opiniões estão polarizadas.  Pessoal , Jucelino Luz  , pede sempre quando citarem o nome dele consultem a fonte primeiro, através de seu e-mail  ,se é verdade e cuidado com falsas informações via internet  que serve apenas para disseminar e implantar o ódio entre as pessoas .   Cuidado com falsas informações  e muitas vezes, com seus divulgadores.* cheio de armadilhas  “

Mario Ronco Filho  -Jornalista

 

http://www.jucelinodaluz.com.br/index.php/previsoes/586-criar-e-propagar-boatos-informacoes-falsas-sao-crimes-cuidado-com-armadilhas-ventiladas-em-alguns-meios-de-comunicacao

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *