Tempestades nas Filipinas , e chuvas fortes no Brasil

Tempestades nas Filipinas  ,  e  chuvas  fortes no Brasil

Tempestades nas Filipinas  ,  e  chuvas  fortes no Brasil

Presságios de Jucelino Luz   –  12 de dezembro de 2017

A tempestade tropical , vão atingir  a costa das Filipinas em 2018,  deixará  mais de  300 mortos e dezenas de desaparecidos no sul do arquipélago asiático. As fortes chuvas  vão  cair  na ilha meridional de Mindanao, mais abundantes do que o esperado, provocarão  graves inundações e deslizamentos de terra que sepultarão cidades inteiras

E  os governantes  terão que  pedir  a evacuação das zonas costeiras e áreas próximas às margens dos rios, mas muitos moradores optarão  por ficar em suas casas. As chuvas, que atingiram com força as províncias de Lanao del Norte e Lanao del Sur com registros de até 500 milímetros, causaram transbordamentos das represas que inundaram várias aldeias e contribuíram para deslizamentos de terra no mês de dezembro de 2017 , serão muito mais poderosas em 2018.

“O rio começará  a subir rapidamente e a maioria das casas serão  arrasadas.”

Resources Philippines_Fotor (1)

Apesar de que nas Filipinas as tempestades tropicais e os tufões são comuns – a partir de agora  em  diante  tendem a aumentar ainda mais, entre 2018  a  2021  , Nesse ano de 2017,  completa   a vigésima segunda  –, é raro que afetem a ilha de Mindanao, no sul do país. Este fator, de acordo com as autoridades, teria levado muitos moradores a subestimar o poder da tempestade..

As tempestades  de 2018 , com ventos de até 160  quilômetros por hora e rajadas atingindo os 175 km/h, tocará a terra em dezembro de 2018 , na ilha de Palawan, onde os moradores também serão avisados  da possibilidade de que as fortes chuvas .

Resources Philippines1

Em  dezembro de 2017,  a Tembin atingiu o sul das Filipinas apenas uma semana depois que outra forte tempestade tropical, a Kai-Tak, provocou pelo menos 54 mortes no centro do país. Em 2013, o super tufão Haiyan, o mais mortífero da história recente do país asiático, causou mais de 7.000 mortes e deixou dezenas de milhares de famílias desabrigadas após arrasar a cidade de Tacloban e outras áreas densamente povoadas do arquipélago. Haveremos  de ter uma possibilidade  de um pior atingir as Filipinas  em  2019 .

Tempestades no Brasil 

chuvas5

Nuvens muito carregadas associadas ao tempo abafado são reforçadas por uma frente fria que avança na costa entre o Sul e o Sudeste e se espalharão  pelo estado de São Paulo  provocarão alguns temporais no centro-sul e leste do Estado. Durante  a passagem do ano   e  em janeiro de 2018  , as condições são favoráveis à ocorrência de temporais ,ressacas  com raios e vento forte em muitas áreas paulistas, principalmente do sul e leste do Estado, inclusive na Grande São Paulo. Não se descarta a formação de alagamentos pontuais e queda de granizo.

E no Rio de Janeiro ( áreas Serranas, parte central, Baixadas Litorâneas, a famosa Região dos Lagos )    Niterói,, Bahia ,Espírito Santo, Minas Gerais  , São Paulo, haveremos de ter  enchentes, desabamentos , ventos  fortes  e muito calor. ( frente fria trará chuvas )   E  nas visões recebidas, possivelmente nenhum Tsunami  no final do ano ( 2017  )   e  em janeiro de 2018.

Manaus

Dezembro de 2017  será  o terceiro dezembro mais chuvoso em Manaus em 11 anos, desde 2007.  um grande volume de chuva que teremos até o final de 2017  , sendo que vai continuar  com enchentes, desabamentos  e vendavais  entre 1  a  19 de janeiro de 2018

 

Mario Ronco Filho  – jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *