Presságios de um desaparecimento de Submarino na Argentina

Presságios de um desaparecimento de Submarino na Argentina

Presságios de um desaparecimento de Submarino  na Argentina

O submarino fazia o trajeto entre Ushuaia, na Patagônia, no extremo sul do continente, à base naval de Mar del Plata, ao norte. Ele se comunicou pela última vez na quarta-feira, quando estava a 432 km do ponto de partida da viagem.

O porta-voz da Marinha argentina, Enrique Balbi, afirmou em entrevistas  que ainda há oxigênio e comida para a tripulação. Segundo ele, a embarcação tinha provisões para 15 dias e pode estar tanto na superfície quanto submersa, com ou sem propulsão. O submarino iniciou sua viagem na segunda-feira, dia 13.

Como é  sobreviver  dentro de um submarino?

No dia 18 de Novembro , o Ministério da Defesa argentino informou que foram detectadas sete tentativas de chamada por satélite que poderiam ser do submarino, porém no dia 20 de novembro nada foi confirmado .

Carta abaixo , preservada com tarja  vermelha , as  informações privadas : 

OFICINA DE INFORMACIÓN PÚBLICA DE LA ARMADA ARGENTINA_Fotor (1)

O Brasil enviou três navios da Marinha brasileira e disponibilizou  aviões da Força Aérea Brasileira para as buscas. Os Estados Unidos e o Reino Unido, além de Chile, Peru e Uruguai, também ajudam nas buscas.

De origem alemã, o ARA San Juan é um dos três submarinos que a Marinha argentina tem e foi incorporado à frota do país em 1985.

Jucelino Luz ,  mandou para as autoridades da Argentina, informações sobre o desaparecimento daquele submarino – veja  cópia parcial  da carta que foi enviada dia 08 de Novembro  de 2017  e nela contém informações da possibilidade da localização do Submarino desaparecido.

Todos nós , oramos para que nada de mal tenha acontecido com aquela tripulação  e sabemos que de agora  em diante ,  o tempo é o pior  inimigo dessa busca  e quanto antes , as autoridades terão que agir  para localização desse submarino.

Que Deus Abençoe  a todos

Mario Ronco Filho    –   jornalista

4 comments on “Presságios de um desaparecimento de Submarino na Argentina
  1. Airton Cerqueira Leite disse:

    Prezado Professor Jucelino,
    Existe alguma correlação entre o submarino “San Juan” x Guerra das Malvinas? No roteiro do mesmo ele passa bem próximo do citado arquipélago. Há um claro desequilíbrio psíquico no local. Repito: há alguma correlação? Peço-lhe não publicar a minha mensagem pois trata se um sentimento muito forte, mas é de cunho particular. Grato pela atenção. Airton Cerqueira Leite, SP, 21/11/2017

  2. Elisabeth Broda disse:

    Caro Jucelino!
    A carta foi recebida a tempo, já q partiram dia 13?
    Q Deus proteja a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *