Avião com time do Chapecoense cai na Colômbia – estamos em luto

Avião com time do  Chapecoense  cai  na Colômbia  – estamos em luto

Avião  com time do  Chapecoense  cai  na Colômbia  – estamos em luto

Um avião que levava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, caiu na madrugada desta terça-feira (29) a poucos quilômetros da cidade colombiana.

O Diretor Geral da Unidade Nacional para Gestão de Risco e Desastres colombiana, Carlos Iván Márquez Pérez, disse que as operações de busca e resgate foram encerradas com o seguinte balanço: 6 feridos e 71 mortos.

Cópia da carta enviada na tentativa de evitar aquele voo – não estamos aqui para prejulgar ou julgar .   Atenção  !  Essa carta abaixo foi escrita  em 05 de novembro  2015  –  houve um erro de digitalização , onde se lê :  2011   , é   2016  (entretanto, na mesma carta há os seguintes dizeres : ” ….que está prevista  el 30 de noviembre de 2016  ”  mostrando assim, que o acidente  aconteceria no dia ”  29 ” ,  por si só, retificando e ratificando , o erro de digitalização..   Finalmente, cartas já escritas não podem ser corrigidas porque além de já enviadas , fica diferente da cópia postada –  e é  aconselhavel evitar rasuras  em documentos impressos  ou escritos a mão.

chapecoense1

Anteriormente a Aeronáutica Civil havia informado que 72 corpos foram resgatados, mas o órgão já corrigiu a informação para 71. Os corpos serão levados para uma base da Força Aérea, de onde seguirão para o Instituto Médico Legal de Medellín.  Jucelino Luz, enviou em 2015  carta para a empresa , tentando alertá-los, depois repetiu o documento para outros locais   e  no começo de 2016  , registrou a carta para garantir o conteúdo – que na carta original frisou no original,  em letra “ vermelha “  o acontecimento, onde escreveu para a Empresa  Lama Corporation , na Bolívia  “ Colou os detalhes importantes , e colocou abaixo antes de enviar a carta ,  , carimbando sobre o conteúdo para evitar alteração  e fez isso em duas vias antes de enviar . No dia  21 de março de 2016 , fez um registro antes de enviar para outras autoridades ,na Bolívia  ,  Colômbia  e no Brasil .  Aqui você tem a cópia da carta enviada e seus dizeres , escritos em letras azuis ( escrita em espanhol )  e abaixo a carta com detalhas da mesma missiva  enviada em Português , onde dá-se a numeração e parte parcial do conteúdo da carta acima referida , inclusive com número da missiva. E depois  foi comentado em um programa e publicado em uma matéria de possíveis acidentes aéreos .

Na carta abaixo ( cópia parcial ) perceba que na última parte foi colocado a referência da carta que foi enviado acima , antes do registro de 21 de março de 2016 

chapecoense3

Atenção  !  Essa carta acima foi escrita  em 2015  –  houve um erro de digitalização , onde se lê :  2011   , é   2016  (  não pode corrigir porque está registrada )  Entretanto, se você notar tem do lado a referente ao número da carta que está escrita sob nº 001/05/11/2015   –  e se você ler   no final da carta está relacionando a data que iria jogar o time em 30/11/2016  – mostrando que foi erro de digitalização . ( Mesmo assim, existem outros documentos retificando e ratificando as datas , ou seja com a data correta 29/11/2016 .

Erro não intencional !  e cuidado com versões incorretas que podem surgir via internet .

Observação !  A carta abaixo foi enviado por duas vezes, a 1ª vez, em 23 de dezembro de 2015 ( sem registro )  e  a  2ª  vez, em 02 de maio de 2016 (  a mesma cópia , mas registrada -conforme recibo protocolado )   E observe , na carta o  texto final – que fala sobre o possível acidente ,enviado a Colômbia

chapecoense5

O que deixamos aqui registrado o nosso sentimento profundo para todas vítimas e familiares .

Mario Ronco Filho    – jornalista

28 comments on “Avião com time do Chapecoense cai na Colômbia – estamos em luto
  1. Messias gomes disse:

    Professor, as duas primeiras fotocópias das cartas, que a gente ver nessa matéria, são apenas de uma carta que teve a imagem cortada para essa matéria, ou são duas cartas diferentes? Fiquei confuso e não consegui entender muito bem as explicações em negrito relacionado às com as imagens fotocópiadas. Talvez essa será a dúvida de outros leitores.

  2. Bibiana disse:

    Essa carta foi enviada tbm aos dirigentes da Chapecoense? Eu nem sei se teus guias te permitiriam isso, eu só queria saber se além da Lamia, você conseguiu alertar mais pessoas.

  3. José Augusto Oliveira da Cunha disse:

    Por que essa carta nao foi divulgada publicamente, na data do seu envio?
    Com certeza essa tragédia teria sido evitada ou minimizada.

  4. Fátima disse:

    Essa carta do acidente do chapecoense foi também enviada para o clube ou só para autoridades???

  5. A disse:

    O número do registro está ilegível. Podem informá-lo, por favor

  6. Lubes Junior disse:

    A minha pergunta é simples e objetiva. Porque o senhor não postou essa carta antes do acontecido? Se o senhor posta essa carta no site no dia que supostamente enviou-a às autoridades colombianas, se tivesse ido à imprensa com todos esses detalhes que o senhor afirma ter conhecimento prévio, teria salvo 71 vidas. Eu entrei no site no momento que foi noticiado a tragédia. Não tinha nada aqui. Nem nas previsões pra novembro, nem nos posts. Fica a dúvida do porque o senhor se absteve da chance de salvar essas vidas…

    • jucelino Nobrega da Luz disse:

      Lubes Junior , olhando assim de fora, parece muito simples , mas, não é , temos que respeitar pedidos , e todas pessoas foram avisadas do perigo, inclusive , alguns jornalistas, o que acontece aqui é o seguinte: quando você Publica antes, e muda -se o evento, nós somos chamados de ” charlatão ” e se você não publica, e tem todas provas necessárias , as pessoas ficam em dúvida, Por outro lado, quero te falar que falei inclusive, que falei com uma das vítimas ,antes do acontecido ,disse-me categoricamente que iria nesse evento mesmo assim. E pedi a um jornalista que publicasse , não achou viável…..pense e reflita, da dificuldades que temos em todos os lados.

      • Lubes Junior disse:

        Respeito a opinião do senhor mas discordo frontalmente. Da mesma forma que o senhor divulgou anos antes que o avião cairia na paulista e o vôo foi cancelado, poderia muito bem ter evitado essa tragédia se de fato tivesse divulgado. Além do mais, o senhor ainda teria previsto as chegadas de chapecoense e atlético nacional a final da competição o que tornaria tudo ainda mais crível. De acordo com que as peças fossem se encaixando todos dariam atenção. Além do mais, o que não falta é programa de rádio e TV dispostos a dar espaço a esses temas. Mas beleza. Cada um com sua consciência

      • Concordo com o Jucelino. Infelizmente isto me faz lembrar dos ensinamentos que aprendi na vida como este: Se voce chega sempre atrasado aos eventos ou trabalho dizem que voce é relapso e sem compromisso. Se voce chega sempre em cima da hora dizem que voce é bitolado, sistemático e é um trem nos trilhos. E se voce sempre chega adiantado dizem que voce é medroso ou puxa saco do chefe. Tornar publico qualquer previsão que dependa da ação humana ( desastres aéreos, acidentes de onibus etc) pode o autor ser tachado de danos morais porque os passageiros desistem da viagem e há danos para a empresa. A empresa por sua vez entra com ação na justiça por danos contra o autor da suposta falsa publicação. Portanto, senhor Jucelino, o senhor está correto. Continue assim.

  7. Marion disse:

    Este Homem é um enviado de Deus, de uma seriedade e responsabilidade incrível !
    Devemos ouvi lo sempre !

  8. Felipe disse:

    Sobre a tragédia da chapecoense, por que vc não avisou eles um pouco antes ou postasse no facebook como um alerta?!

  9. Keli disse:

    E porque não alertou a presidência do clube para evitar esta tragédia??? 🙁

    • jucelino Nobrega da Luz disse:

      Foi enviado carta para lá sim.

      • Meus amigos. Reflitam bem antes de questionar. Embora questionar é sanar dúvidas. O Jucelino tem que ter muita paciência com os questionamentos e entender que são normais. Agora todos já passaram a entender que há um conjunto de erros no acidente da Lamia. Há erros do piloto, da agente que autorizou, e também da agente da Colómbia que fez o avião da Lamia voar por mais tempo, apenas porque um avião que in tese estava retornando do Panamá para Medelin. E com isso ao inves de deixar o avião da Lamia aterrissar antes, não permitiu e isso foi a sentença de morte do avião da Lamia. Havia tempo mais que suficiente para o avião da lamia pousar antes do avião colombiano que retornava do Panamá. O piloto da Lamia com medo de ser penalizado não pediu prioridade e só o fez quando sentiu que realmente iriam morrer. Foi tarde e agora todos querem achar culpados. Agora é tarde. Que sirva de lição….. mas duvido.

  10. gerson santos disse:

    alguem da chapecoense ja confirmou ter recebido essa carta antes?

  11. EDIMAR ANTONIO DA SILVA disse:

    Que povo insistente meu Deus do céu!!! Já aconteceu, já era meu!!! As partes interessadas foram avisadas, o problema do Brasileiro é que são orgulhosos demais e tem pouca fé… Eu admiro os japoneses não só pela inteligência, mas por eles darem atenção aos presságios e se precaverem contra qualquer mal. O Brasil deve aprender muito com os Japoneses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *